quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Aulas de Sociedade, Família e Educação e Matemática 1


"O nosso estar no mundo é repleto de ações que nos levam a aprender. A aprendizagem por sua vez, acontece num entrelaçamento entre informação, conhecimento e saber."


Nessas aulas falamos muito sobre a relação família e escola, da grande importância de se ter os pais ou responsáveis próximos para conseguir um bom relacionamento com os alunos e proporcioná-los um melhor aprendizado. E nas aulas de Matemática com os ensinamentos de Piaget, nos proporciona a conhecer as crianças em seus estágios conseguindo desenvolver um melhor ensino aprendizagem. Essas disciplinas estiveram praticamente o tempo todo interligadas, não só devido a serem administrada pela mesma professora, mas também por estudarmos Jean Piaget , que como ele define na frase acima todas as nossas ações nos levam a aprender algo e sem dúvida esse semestre foi repleto de aprendizagem.

Essas disciplinas também nos fazem perceber que como em Revolução do Bichos, devemos aceitar cada indivíduo como ele é, pois a contribuição que cada um dá para a Sociedade é única. Como os animais, cada um desenvolve aquilo que é capaz de fazer.

No seminário Relações com as famílias, nos mostrou sobre essa relação aluno-professor-família, e como complemento trouxemos o tema "Pessoas com necessidades especiais", para mostrar que o mundo é para todos, e precisamos saber lidar com as diferenças, e não trabalhar com exclusão, nem mesmo com sentimentos de piedade, pois é preciso tirar de cada um o que melhor ele faz para contribuir com nosso mundo, como por exemplo os nossos atletas paraolímpicos que ganharam inúmeras meldalhas representando o nosso país.

Projeto Interdisciplinar

A Revolução do bichos




O trabalho deu início com a leitura do livro e logo após um debate com as alunas do 1ºe2º períodos, foi um debate bem proveitoso onde discutimos vários fatores envolvidos na história, através de respostas cujas perguntas haviam sido elaboradas por nossas queridas professoras. E também aproveitamos para tirar algumas dúvidas.
Após o debate elaboramos uma paródia com a letra da música "História de uma gata". E também um poema elaborado por nossa colega Eliane Costa. Fazendo um contraste entre a revolução dos bichos e do homem.
Apesar de um pouco conturbada nossa apresentação foi elogiada por todos.
O Projeto Interdisciplinar é um projeto que nos vem agregando muitos conhecimentos ao longo do curso, devido a nor reunirmos em grupo, debater idéias, questionar o que foi trabalhado até definir o que realmente irá compor o trabalho. As vezes aprendemos mais com o inter do que em sala, as vezes pela linguagem ou forma de expressão dos conhecimentos. Em alguns momentos o grupo passou por certos conflitos, mas que no final foi tudo resolvido. Quando várias pessoas se unem afim de um mesmo propósito e batalham por isso, sempre alcança um resultado positivo, como o nosso grupo, mesmo com a minoria da turma fomos capazes de fazer um belo trabalho.

Aulas de Lingua Portuguesa

Nessa disciplina apresentamos um seminário do livro "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" de Augusto Cury. Nesse livro o autor apresenta ferramentas afim de promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida.


"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Aulas de Sociologia

Nas aulas de Sociologia aprendemos muito sobre grandes autores que contribuiram para o desenvolvimento da Sociologia da educação, como Durkheim, Marx, Weber, Bourdieu, Gramsci e Mannheim. Cada qual a sua maneira contribuiu para as inovações e mudanças na educação escolar.

Assistimos também ao filme: "Quando tudo começa"
É um filme que faz uma crítica social de fatos reais ocorridos em uma escola de Educação Infantil da França. E aborda inúmeros assuntos como, sociedade, família, escola, violência infantil, fome, desemprego, trabalho do professor, falta de informação, políticas púplicas, bem estar social, paternidade, alcoolismo/drogas, vandalismo entre outros. Esse que fazem parte do nosso cotidiano, temas abordados no nosso dia-a-dia familiar, escolar, e profissional. Conseguimos relacionar esse filme a várias da disciplinas estudadas, devido a diversidade de conteúdos abordados. É sem duvida um ótimo filme, que nos mostra realidade de várias instituições de ensino, e nos leva a uma reflexão ampla da gestão escolar e métodos de ensino-aprendizagem.

Quando a escola é de vidro


Em “Quando a escola é de vidro”, história de Ruth Rocha, um garoto conta ao leitor como é viver numa escola onde as crianças são obrigadas a permanecer dentro de um pote. A metáfora empregada pela autora ilustra a rigidez de algumas instituições educacionais em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Esse texto é muito interessante pois atravéz dele podemos fazer uma reflexão de como está sendo tratada a educação e as crianças atualmente. Como está sendo realizada a gestão escolar. Qual a maneira correta ou mais viável, sabendo que não existe regras para tudo.

Dinâmica do "cego"


Essa dinâmica foi muito interessante, na aula do professor Edmundo, fizemos duplas e um dos membros da dupla colocava a venda nos olhos e saia da sala para dar um passeio pela faculdade durante cinco minutos. Depois a dupla trocava. Apezar do mico que pagamos creio ter sido muito proveitosa essa atividade pois além de nos colocarmos no lugar de uma outra pessoa com deficiência, e sendo guiada por outra, ter que confiar nessa pessoa, porque não sabiamos por onde estavamos andando, nos proporcionou também aprender a observar melhor, a questão de espaço, sons, o solo por onde estavamos caminhando, ter uma noção do lugar que estamos passando, e também da direção. Concluimos o quanto é importante ter uma boa observação, não apenas reparar nas pessoas, mas ter uma dimensão crítica do todo.

Dinâmica da Construção-"Construa pontes no lugar de muros"


Essa aula foi muito legal, e concerteza contribuimos muito para a construção grupal. Fizemos uma dinâmica onde a professora Bia perguntava a cada um de nós que se fossemos algum item que é utilizado em uma construção, qual material seriamos. Areia, tijolo, cimento... Não me lembro qual material escolhi, mas sei que no final conseguimos observar que um completaria e envolveria o outro, assim como em um grupo. Com essa dinâmica iniciamos a formação dos conceitos sobre o que é um grupo e como as atividades em grupo podem ser bem aproveitadas, sabendo que as pessoas são diferentes, de culturas diferentes.
Apresentamos também um seminário "Individuo e grupo", que nos permitiu aprofundar nossos conhecimentos e entender que para o grupo funcionar em harmonia, é necessario estabelecer algumas normas.
E o livro Revolução dos Bichos tem tudo haver com o processo grupal, visto que os animais antes unidos por metas e companheirismo, ao surgir um novo líder o grupo foi se desfazendo e gerando inúmeras desavenças entre os animais, e o líder se sobrepondo entre os membros daquele grupo ao invés de ajudá-los e lutar ao lado deles.